terça-feira, 18 de agosto de 2009

QUEM TEM RAZÃO: GLOBO OU RECORD?

Globo e Record têm razão

Conferência de Comunicação, em Niterói, no último final de semana de agosto

Nos últimos dias, os telespectadores do País têm acompanhado, de olhos arregalados, uma guerra midiática. Quem liga na Record vê: "A Rede Globo surgiu como um desejo da ditadura militar". Quem liga na Globo fica sabendo que "a Rede Record foi erguida com dinheiro desviado dos fiéis da Igreja Universal". Pior é que as duas emissoras têm razão.

Essa briga surge num momento bastante oportuno, quando a sociedade brasileira se prepara para a Conferência Nacional de Comunicação Social. E está lá na pauta da Conferência: discutir os critérios de concessão de canais de rádios e TVs e definir qual o tipo de mídia que interessa à grande maioria da população .

Essa brigalhada de cachorros grandes da mídia nacional revela nitidamente o quanto é importante a concretização da Confecom. Servirá para rediscutir o papel da mídia que está por aí e qual a produção da Comunicação Social que a sociedade quer e precisa.

Niterói, por exemplo, cidade de 500 mil habitantes, fará uma conferência municipal. Nas terras de Araribóia, apesar de meio milhão de cidadãos, não existe sequer um canal de TV aberto – tem, sim, os chamados canais fechados, que, por assim ser, se restringem a público seletivo. Por outro lado, Niterói tem uma grande e competente produção de Comunicação Social, porém, carece de visibilidade pública. A Conferência Municipal poderá reverter esse quadro; depende da participação de cada um de nós nesse fórum de debates.

Anote aí: a Conferência de Niterói será realizada na sexta-feira, dia 28, e no sábado, dia 29 próximo, das 9h às 18h, no campus Gragoatá da UFF.

Pelas informações, Fernando Paulino (Reg. Prof. 13.689 - DRT-RJ / Jornalista diplomado)

Nenhum comentário: