quinta-feira, 13 de agosto de 2009

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE SÉRGIO AROUCA

Nesta Sexta-Feira, às 11h, na Escola de Saúde Pública (ENSP)
UniRio, Ministério da Saúde e Fiocruz lançam livro sobre a trajetória do médico-sanitarista Sérgio Arouca A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o Ministério da Saúde e a Fiocruz lançam nesta sexta-feira (14/8), na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), às 11 horas, o livro Arouca, meu irmão: uma trajetória a favor da saúde coletiva. No momento em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos, o livro mapeia e elucida o quanto a visão de saúde pública construída pelo movimento sanitarista brasileiro permanece viva e atual nas políticas contemporâneas de saúde no Brasil. A trajetória do médico sanitarista Sergio Arouca, um dos idealizadores do SUS e criador da frase "Saúde é direito de todos e dever do Estado", implementada no artigo 196 da Constituição de 1988, é posta em relevo.
Os autores
Guilherme Franco Netto é médico sanitarista e pós-doutorando no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Unicamp. Mestre em saúde pública e doutor em epidemiologia pela Universidade Tulane (EUA). Ex-consultor em saúde ambiental e desenvolvimento sustentável da Opas/OMS no México. Exerce o cargo de diretor de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Regina Abreu é socióloga, mestre e doutora em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ. Tem especialização em ciências sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). É pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UniRio, atuando principalmente nas áreas de trajetórias e histórias de vida, patrimônio, memória e imagem.
Fonte: Coordenação de Comunicação da UniRio
Publicado em 10/8/2009.

Nenhum comentário: