segunda-feira, 22 de junho de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS BAIRROS DO RIO

Este blog prossegue com a publicação, por ordem alfabética, do resumo da história dos 159 bairros existentes na cidade do Rio de Janeiro, segundo levantamento realizado pelo Instituto Pereira Passos, vinculado à Prefeitura do Rio e à Secretaria Municipal de Urbanismo. Desta vez são os bairros de Costa Barros, Curicica e Del Castilho.

Costa Barros

A origem é a mesma do bairro Barros Filho, ou seja, as fazendas da família Costa Barros. Com a implantação da linha auxiliar foi construída a estação Costa Barros, próxima à passagem de nível da estrada de Botafogo.

O bairro caracteriza-se pela existência de grandes conjuntos habitacionais e de comunidades nos morros de Botafogo (Chapadão) e da Lagartixa. Nele ficava a antiga sede da Fazenda Botafogo.

Nota: A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Curicica

Corruptela de YA-CURY-YCICA, “A Árvore que Baba”, da família das palmáceas, o nome Curicica designou antiga estrada de Jacarepaguá que dava acesso a baixada fronteiriça ao morro Dois Irmãos, limitada pela estrada de Guaratiba (atual Bandeirantes). No sopé do morro, foi instalado o hospital para tratamento da tuberculose, hoje hospital Raphael de Paula e Souza.

A área é remanescente de antigos engenhos de cana-de-açúcar, cuja urbanização se deu em 1957, com a implantação do grande loteamento Parque Curicica, de propriedade da “Cia Imobiliária Curicica ltda”, situado entre as estradas dos Bandeirantes, do Calmete, da Curicica, rua André Rocha e o rio Guerenguê.

O bairro é dividido em dois setores, pelos morros da Helena e da Pedra do Padre. Sua principal referência é a Praça Delfos. Nos seus limites, ficam instalações da Central Globo de Produções e da Rede Globo, conhecido como PROJAC.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.


Del Castilho

A região pertencia à freguesia de Inhaúma e era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Dom Helder Câmara e se chamava Venda Grande. No final do Século XVIII, a área fazia parte da imensa propriedade rural da fazenda do Capão do Bispo, do Primeiro Bispo do Rio de Janeiro, Dom José Joaquim Castelo Branco, cuja sede ainda existe e é preservada pelo Patrimônio Estadual.

Com a construção da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, depois Linha Auxiliar, foi implantada a estação Del Castilho, em homenagem a um engenheiro, amigo de Paulo de Frontin. A Estrada de Ferro Rio D’Ouro também tinha uma estação que se chamava Liberdade e depois foi rebatizada de Del Castilho. Existiam, portando, duas estações ferroviárias de Del Castilho. Com a extinção da Rio D’Ouro, ficou, apenas, a da linha auxiliar.

Em 1924, foi instalada a grande fábrica da Companhia Nacional de Tecidos Nova América, junto à avenida Automóvel Clube, uma das maiores e mais tradicionais fábricas do país. Em 1991, suas instalações foram desativadas e em seu lugar foi instalado, em 1995, o Shopping Center Nova América que preservou a arquitetura original da fábrica, estilo inglês do início do século. Em 2002, o Shopping Nova América expandiu-se e transformou-se num centro integrado de lazer, serviços e compras.

Na década de 1940, no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, foram construídos grandes conjuntos habitacionais no bairro, próximos à avenida Suburbana e à estrada Velha da Pavuna.

Na década de 1960, foi construído o viaduto Engenheiro Emílio Baumgart (especialista em obras de concreto armado) e, mais tarde, a denominada “Linha Verde”.

No leito da antiga Estrada de Ferro Rio D’Ouro, o Metrô construiu a linha 2, ligando o Estácio à Pavuna. Em 1987, foi reinaugurada a estação Del Castilho, que possui uma passarela que faz a ligação com o Shopping Nova América.

Em Del Castilho, estão as comunidades da Chácara Del Castilho e do Parque União de Del Castilho.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

2 comentários:

CIRA disse...

OI!! FLÁVIO
Estou procurando a origem do nome do bairro DEL CASTILHO e não estou achando. Se souber por favor mande a resposta para mim.

brazlopes disse...

Eu também estou procurando a origem do nome. Sei que DEL CASTILHO é o sobrenome de um engenheiro da equipe de Paulo de Frontin. E que a Escola Politécnica da PUC foi dirigida, na década de 1950, por um engenheiro chamado Carlos Alberto Del Castilho, certamente descendente dele. Quem souber mais, favor informar a
brazlopes@uol.com.br