quarta-feira, 10 de junho de 2009

IPEA APONTA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA NO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO

Economia vai se recuperar no segundo semestre deste ano

Diretor de Estudos Macroeconômicos do Ipea diz que os indicadores são todos favoráveis

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta quarta-feira sua nova publicação, Conjuntura em Foco. João Sicsú, diretor de Estudos Macroeconômicos (Dimac) do Ipea (Foto)afirmou durante a entrevista de divulgação do Conjuntura em Foco que todos os indicadores macroeconômicos apontam para uma recuperação da economia brasileira no segundo semestre deste ano.
"O quarto trimestre de 2008 foi perdido, o primeiro de 2009 foi fraco e, no segundo trimestre, a recuperação foi lenta", disse Sicsú. "Vamos entrar na rota da normalidade. Esperávamos que essa retomada se desse de maneira mais rápida, mas não há dúvida de que está ocorrendo."

O tópico principal da primeira edição do Conjuntura em Foco é "Flutuação de Estoques e Produto Industrial". O boletim mostra que, a partir da queima de estoques na economia brasileira no último trimestre de 2008 e de um processo de recomposição gradual nos dois primeiros trimestres de 2009, um patamar almejado deverá ser atingido no terceiro trimestre deste ano. Esse nível desejado seria compatível com o vigente no terceiro trimestre de 2007.

Sicsú ressaltou o crescimento das vendas no varejo em 2009, mês a mês, quando comparadas com 2008 - média de 5%. A indústria, porém, ainda sente o impacto da desaceleração e vem suprindo essa demanda varejista com a queima de estoques. "É um comportamento racional dos empresários, em meio à crise. Eles querem colocar na rua os custos com os quais já incorreram em 2008", explicou Sicsú.

O Conjuntura em Foco traz ainda o balanço de alguns indicadores: PIB e indústria, taxa de desocupação, inflação, saldo em conta corrente, taxa de câmbio e arrecadação federal. O boletim será publicado nos meses em que não é elaborada a Carta de Conjuntura pela Diretoria de Estudos Macroeconômicos.

Leia aqui o primeiro Conjuntura em Foco

Nenhum comentário: