quinta-feira, 4 de junho de 2009

DICAS DE CINEMA PARA CONFERIR

Exibição e debate de filmes
Museu da Imagem e do Som
R. Regente Feijó 859 Centro
Fone: (19) 3733-8800
40 lugares Entrada gratuita Programação sujeita a alterações
Apoio: 100% Vídeo
mis@campinas.sp.gov.br

Ciclo Cinema Inglês – Anos 60
Promoção Cinematographo

Dia 5, sexta-feira, 19h

If
Direção: Lindsay Anderson. Ano: 1968 – (Reino Unido). Elenco: Malcolm McDowell, Richard Warwick, Christine Nooman.

Sinopse: Numa escola no Reino Unido, os alunos são ensinados a conformarem-se aos seus superiores e a nunca desafiarem a autoridade da direção ou dos estudantes mais velhos que controlam os alunos. Não é apenas uma afirmação contra a moral hipócrita vigente ou a autoridade senil, mas é também uma reflexão sobre as transformações que ocorreram nos anos sessenta. Lançado no ano simbólico de 1968, o filme acabaria por ter um profundo impacto numa geração de espectadores e na própria história do cinema britânico que se afasta então dos modelos clássicos a favor de uma nova abordagem de denúncia e reveladora da sociedade moderna. Filmado apenas alguns meses antes dos conflitos estudantis que explodiram em maio de 1968, em Paris, If tornou-se um filme emblemático do período e um símbolo de contestação que ainda não perdeu seu impacto, com um dos finais mais bombásticos e polêmicos da história do cinema. Clássico que levou a Palma de Ouro em Cannes em 1969.
111 min

Dia 6, sábado, 16h

A solidão do corredor de longa distância
Direção: Tony Richardson. Ano: 1962 - (Reino Unido). Elenco: Tom Courtenay, Michael Redgrave, James Bolam, Avis Bunnage, Alec McCowen.

Sinopse: Tom Courtenay é um jovem operário que vive em um subúrbio de Nottingham. Depois de roubar em um mercado é enviado para o reformatório, onde recordará situações passadas. Sua habilidade como corredor a distância será aproveitada pelo diretor do reformatório para tentar derrotar um importante colégio privado. Um evidente combate contra o sistema estabelecido, uma rebeldia contra um presente e um futuro determinado e um inconformismo contra uma injusta sociedade.
104 min

Ciclo Clássicos do Cinema
Realização Coletivo de Comunicadores(as) Populares

Dia 6, sábado, 19h30


Um homem com uma câmera
Direção: Dziga Vertov
Ano: 1929 – (URSS)

Sinopse: Grande marco do cinema soviético do período Lenin. Um homem com uma câmera é o mais puro exemplo da ruptura total do cinema com a literatura e a dramaturgia, uma autêntica iniciação aos segredos da linguagem cinematográfica. Dziga Vertov criou o Kino-Pravda (Cine-Verdade) e o Kino-Glaz (Cine-Olho), novos conceitos para captação da realidade. As imagens são deslumbrantes e de grande impacto visual. Sem dúvida um dos filmes mais importantes de todos os tempos.
68 min – P&B

Nenhum comentário: