quinta-feira, 2 de abril de 2009

RESPOSTA AO ARTIGO DE DEMÉTRIO MAGNOLI

Dirigente petista, Valter Pomar, responde ao artigo de Demétrio Magnoli publicado hoje na seção de Opinião de O Globo (página 9), atacando o PT e o presidente Lula ( foto ao lado, na reunião do G-20,)

O estúpido perfeito

Demétrio Magnoli quer ganhar a medalha da desinformação. Ele não conhece os detalhes da vida interna da CUT, nem do PT; tampouco conhece a trajetória pessoal de seus dirigentes; mas escreve sobre tudo isto como se fosse especialista, transformando especulações em axiomas.

Demétrio Magnoli tem mentalidade de guerra fria. Para ele, os acontecimentos resultam de conspirações arquitetadas alhures. E por trás de tudo estaria "o cara", aquele que foi cumprimentado efusivamente por Obama. Assim, ao contrário de todas as evidências e declarações públicas, para Magnoli o pedido de reintegração de Delúbio seria, mesmo que "inadvertidamente, uma terceira missão estratégica".

Demétrio Magnoli é um ficcionista de péssima qualidade. Ele criou a seguinte trama: como o PT rejeita "a hipótese de diluir o partido num ´novo PMDB", liderado por Lula e gerenciado por Aécio"; e como "nem todo o aparato de propaganda governamental é capaz de subordinar por completo o partido ao edito imperial de Lula", só apelando para "o fator Delúbio".

Demétrio Magnoli é um delirante. Segundo ele , "a intervenção de Delúbio funciona como prelúdio para o assalto de Lula ao partido que despreza. Em meio ao caos provocado pelo ex-tesoureiro, Lula não enfrentará resistência aos seus projetos de consagrar a candidatura da ministra e, de quebra, fazer do assessor pessoal Gilberto Carvalho o novo presidente do PT".

Demétrio Magnoli não lê jornais. A candidatura da Dilma não enfrenta resistências no PT. Gilberto Carvalho não é candidato à presidência do PT, ao menos até o momento, exatamente porque Lula não quer. Lula desautorizou publicamente a reintegração de Delúbio.

Demétrio Magnoli é de oposição, é de direita. E, na falta de argumentos, escreve qualquer besteira, na esperança de que não percebam a estupidez do conjunto da obra.

Valter Pomar, Secretário de Relações Internacionais do PT

Comentário do Blog

A despeito do caráter atrabiliário do artigo publicado pelo jornal O Globo, ele se se constitui em mais um episódio desse folhetim, iniciado desde a apresentação do recurso de retorno ao PT feito por Delúbio Soares. Que, como já haviamos assinalado em postagens anteriores, oferece uma suculenta pauta para uma certa mídia que tem se caracterizado amiúde em buscar brechas para ressaltar aspectos negativos do PT e do governo Lula.

Como a crise ainda não causou os danos esperados, tanto ao país quanto ao governo federal, e a pesquisa da CNT-Sensus, como as demais, registram a queda de aceitação do governo e do presidente da República, mas não a ponto dele perder a influência política na sua sucessão em 2010, pelo contrário, volta-se para o moralismo udenista - que não tolera povo, nem voto. Só golpe!-, como forma de alimentar tal linha editorial.

Diante disso, como analisar o pedido de Delúbio e o apoio que tem recebido de alguns ilustres petistas ao seu retorno, num contexto político como o atual, e, sobretudo, ante a repercussão negativa que o mero exame da iniciativa do ex-tesoureiro do PT desencadeia?

Nos bastidores petistas, esse episódio envolvendo Delúbio Soares, que também é chamado de a "volta dos mortos-vivos" pode ser encarado como chantagem ao Lula e ao Planalto. Como se dissessem: "olha o estrago que podemos fazer na candidatura Dilma!". Posso estar errado -analisa um petista carioca ouvido por este blog -, mas é uma reação de setores do velho aparato ao poder total do lulismo - que, além de escalar a candidata a presidente, pode ter um candidato in pectore para dirigir o PT. Neste sentido, não espanta a saudade de muitos do velho "comandante", também atingido pelo crise de 2005 ..."- conlui essa fonte.

Um comentário:

André Barros disse...

Achei muito fraca a repercussão na mídia brasileira às palavras de Obama ao presidente Lula.
Quero ver se o fantástico vai dar destaque!!!
ANDRÉ BARROS