segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A MANIFESTAÇÃO DOS JOVENS NA CINELÂNDIA

Acompanho com interesse e sem preconceito essas movimentações de protestos que sucedem as eleições, como a que ocorreu na última sexta-feira, na Cinelândia e reuniu cerca de 5 mil jovens, que foram em passeata até a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Não acho preciso encará-la como mera manipulação de candidato derrotado. Sobretudo, saber que há juventude na rua novamente protestando e exigindo eleições limpas,é um avanço político, devido ao nível de alienação que observamos na imensa maioria desse segmtento social.

O relato do jornalista Osvaldo Maneschy sobre a mobilização e o caráter democrático dela me chamou a atenção, pois ele além de ser um arguto observador político é ligado ao PDT e assessora o ministro Carlos Lupi. Portanto, é um relato com alto grau de isenção, de um profissional de imprensa, de esquerda, sem qualquer compromisso de alimentar o Gabeirismo, que dizem estar por trás dessas manifestações.

Pelo relato de Maneschy, experiente repórter, parece que não. O que me deixa a vontade para afirmar que qualquer manifestação que tenha como objetivo a ampliação do espaço democrático e a transparência no processo eleitoral, esse sim sujeito a toda a sorte de manipulações proporcionadas pela utilização do poder econômico, currais eleitorais como funcionam os chamados "Centros Sociais", o voto miliciano ou no processo de apuração do voto eletrônico, mesmo que açulados por inspiração midiática sempre será merecedora de apoio daqueles que perseveram pelo avanço político.

Nenhum comentário: